domingo, 5 de agosto de 2012

Projeto de Educação Ambiental VIDA do SOLO faz uma reflexão, e traz aos leitores a importancia de manter este projeto, mas, a dificuldade ameaça a paralização das atividades por falta de ricursos financeiro

Plantas e animais adaptados, Uma reflexão apropriada sobre essas questões precisa ser feita por quem queira compreender o potencial dos recursos naturais do Semi-árido e, principalmente, os elementos biológicos que nele vivem. O enfoque principal desses assuntos o projeto de educação ambiental VIDA do SOLO vem trabalhando na perspectiva de sensibilizar milhares de famílias especialmente crianças e adolecentes na construção de uma nova geração, sendo os futuros agricultores transformado em uns verdadeiros construtores de conhecimento. Pouco se teria a inventar, mas muito a aprender com a diversidade na natureza, pensando conceitualmente na semi-aridez como vantagem.
Atualmente, é indispensável no Semi-árido a ampliação de trabalhos que visem ao tratamento adequado dos elementos biológicos - plantas e animais - afinados com a natureza peculiar do clima e com a circunstância sócio-cultural da região. A identificação de forrageiras adequadas e a produção básica de suas sementes é um processo paralelo peculiar. Para a revogação da pobreza no meio rural nordestino há de se começar levando em conta essas peculiaridades. A prioridade natural do uso da terra e a harmonia necessária entre os animais e o ambiente apontam para a concepção de um sistemas de produção específicos, permanentes, que devem começar pela escolha das espécies apropriadas, sejam de animais, sejam de vegetais. A vegetação natural - a caatinga - é rica, mas carece de maiores estudos e muitos cuidados, visando à perenização do seu extrato herbáceo e à racionalização do seu uso. É de fundamental importância o desenvolvimento de trabalhos visando à preservação de milhares especeis nativa encontrada na região, através da multiplicação das diferentes especeis vegetais, dentro de um carater produtivo apontam-se a criação de cabras e ovelhas, e uma deversidade de ações aplicada em pequenas propriedades rurais, no nordeste tem um enorme potencial produtivo e de baixo custo quando levado a sério as condições adequada: São as cabras hoje capaz de produzir uma grande produção de leite e de carne em um pequenos espassos póssíveis de area ocupada.

Um comentário:

  1. Prezado Abelmanto,
    Boa tarde. Tenho acompanhado as postagens do Blog Vida do Solo. Primeiramente, parabéns pela iniciativa.

    Trabalho em uma ONG que está executando um projeto social, o Conviver. O projeto tem um blog e gostaria de indicar o seu Blog para que os usuários acessem. Além disso, queria fazer uma rápida entrevista sobre a sua experiência de alimentar essa mídia com dicas e ações voltadas para o Meio Ambiente. O que você acha? Seria possível?

    Agradeço desde já.

    Blog do Conviver: http://elobrasil.org.br/conviver

    Contato: iasmin@elobrasil.og.br

    ResponderExcluir