sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PARA CULTIVAR ALIMENTOS VAI UMA DICA PARA PEQUENOS ESPAÇOS

Em vasos de cerâmica, pét e caixotes de madeiras é possível cultivar tomates e morangos, por exemplo. Mas, recomenda-se observar as caracteristica do local onde ficarar as plantas
Muitas pessoas que têm pouco espaço em casa acham que não é possível cultivar seus próprios alimentos. Mas, o projeto vida do solo ensinam que mesmo em pequenos ambientes é possível fazer hortas caseiras. No ano passado, a Vigilância Sanitária mostrou que 28% dos vegetais consumidos no Brasil possuem resíduos de agrotóxicos em níveis inaceitáveis. A alternativa então é cultivar seus próprios alimentos orgânicos, mesmo que o espaço seja pequeno.           
Em vasos de cerâmica, pet e em outros entrado no proprio quintal é possível cultivar tomates, pimentão, alface, salsa e até mesmo algumas frutas como morango por exemplo. É preciso atentar à escolha das espécies. A recomendação que se faz neste caso é observar as características do local onde a planta ficará. Temperos, por exemplo, não toleram muito vento. Diferente de um pé de quiabo, que resiste a correntes de ar e luz intensas. Além disso, é preciso ver qual a disponibilidade de horários para cuidar de uma planta, como o período de regá-las e deixá-las expostas ao sol, por exemplo.    
Já com vasos mais largos é possível cultivar plantas frutíferas. É importante salientar que a parte superior da planta não pode ser muito superior ao diâmetro do vaso e que se adubado corretamente, a exuberância vegetativa será mantida, mesmo sendo cultivada em um ambiente pequeno. 
Outra dica é fazer uma horta em caixotes de feira se você morar na zona urbana procure aos feirantes eles consegue sem problema essas dicas são possíveis de serem aplicadas. Antes de dizer que as pessoas deveriam fazer,  o projeto VIDA do SOLO já tem mostrado a muitas pessoas essas técnicas caseira. “Eu percebi que se eu tivesse que ensinar as pessoas a cultivar seu próprio alimento em pequenos espaços que elas têm, teria que experimentá-lo primeiro É assim que podemos mostrar para as pessoas seu grande potencial e cultivar várias plantas, com os espassos que temos mesmo pequenos podemos ter um pouco do que precisamos em nossas mesas como tomate, alface, coentro, salsa, pimenta e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário