segunda-feira, 23 de julho de 2012

ARMADILHA PARA CAPITURAR MOSCA DA FRUTA


Algumas medidas preventivas podem ajudar a minimizar o ataque de insetos em seu pomar de frutas. O uso de armadilhas para atrair insetos como a mosca da fruta pode minimizar em muito a incidência. Nunca utilize as iscas/armadilhas quando houver flores na planta, pois irá atrair os insetos polinizadores como as abelhas. Ao lado uma ilustração adaptada  Sugiro que façam furos pequenos (quadrado, triangular ou circular), com no máximo 5 mm de diâmetro. Furos grandes facilita a fuga. Estes furos devem ficar logo acima da altura da calda/solução atrativa, assim o inseto ao entrar só terá dois caminhos: para cima onde não há saída, ou para baixo onde o líquido afogará o inseto. Mesmo que a mosca tente voltar para o furo/saída corre o risco de cair na solução, (quase sempre cai). Para fazer a calda pode-se utilizar o suco da fruta do próprio pé. Acrescente um pouco de açúcar mascavo ou melado para a calda ficar mais atrativa. Caso não haja fruta madura pode-se utilizar vinagre de vinho e melado numa proporção de meio a meio. Deixe a isca pendurada por um arame na altura das frutas e sempre virada para o sol.
Dicas importantes
Nunca pulverize veneno/agrotóxico, pois irá eliminar os insetos predadores de suas “pragas” como o louva-deus, aranhas e joaninhas.
Para quebrar o ciclo das “pragas/insetos indesejáveis”, nunca deixe os frutos ficarem no chão do pomar, pois as larvas completarão seu ciclo e botarão mais ovos em frutos não contaminados. Recolha estes frutos para alimentar galinhas, porcos, peixes do açude (tilápias e pacus adoram goiabas, araçás etc), ou construa um sistema de biodigestor você pode ta transformando esses frutos estragados em biogaz.
Também pode-se usar estes frutos para enriquecer a composteira. O calor gerado no núcleo da compostagem (60 a 70 graus) elimina boa parta das larvas, evitando que completem seu ciclo.
Mesmo tomando todas estas medidas você não ira eliminar, por completo, todos estes insetos indesejáveis, mas terá muitas frutas sem larvas para o consumo humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário