quinta-feira, 19 de julho de 2012

SOBRE NIM UMA PLANTA ORIGINADA DA ÍNDIA SENDO BEM ADAPTADA NO NORDESTE DO BRASIL


O NIM é uma planta originada da Índia, trazida para o Brasil em 1992. Trata-se de uma árvore de crescimento rápido, que em poucos anos, atinge mais de 10metros de altura. Produz os seus primeiros frutos entre 3 e 5 anos depois do plantio. Nas condições do Nordeste chega a produzir frutos 2 vezes por ano.
Ela se desenvolve bem em regiões semi-áridas, por ser resistentes à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos. As substâncias encontradas no NIM funcionam como repelentes e, quando aplicadas diretamente no inseto podem matar ou provocar alterações genéticas. Insetos atingidos pelo NIM, ao se reproduzirem, geram insetos com o corpo defeituoso, de menor tamanho, com baixa capacidade de alimentação e de reprodução, diminuído assim a produção da praga. Um dos composto bioativo (azadiractina) considerada de maior importância ecológica. O resíduo da casca de Nim é rico em lignina e outros compostos fenólicos Nim também têm sido utilizados na remoção de amônia a partir de água salobra 
Controle de pragas com produtos do NIM
Tabela mostra a Toxicidade e compatibilidade do Óleo de Nim para Metarhizium anisopliae var. anisopliae e Metarhizium  anisopliae var. acridum em condições de laboratório
Linhagens
Inseticidas
URM3349
URM4412
Volume de T1
C . T2
Volume de T
C . T
Óleo do Nim
77,80
         C
114,64
C

1 Valor de T, segundo fórmula proposta por Alves et al. (1998).
2 Classificação Toxicológica: MT = Muito Tóxico; T= Tóxico; MdT = Moderadamente Tóxico; C = Compatível
Extratos à base de folhas ou de sementes NIM são de fácil preparação.
Extrato de Sementes
Triturar 1 kg de sementes secas de Nim e colocar em um saco de pano. Amarrar a boca do saco e colocar de molho em uma vasilha com 2 litros d'água.
Deixar de molho durante 12 horas e em seguida espremer e coar. Obtém-se assim uma calda rica em óleo de Nim. Deve-se adicionar 200 ml de detergente, que tem ação emulsificante e melhora a aderência da calda às folhas das plantas ou pelo dos animais.
Colocar essa calda num pulverizador, completar o volume de 20 litros d’água e aplicar em seguida.
Extrato de folhas secas
Cortar ramos de NIM e colocar para secar à sobra até que as folhas se tornem quebradiças;
Triturar as folhas secas numa máquina forrageira ou pisar num pilão até obter um pó;
Pesar 500 gramas desse pó e colocar de molho em dois litros de água durante 10 a 12 horas;
No dia seguinte, coar a calda obtida em um pano, adicionar 200 ml de um detergente neutro, colocar num pulverizador, completando o volume de 20 litros de água e aplicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário