domingo, 15 de julho de 2012

CONHECENDO MOLHOR E TRANSFORMANDO ESSES RICURSOS EM GRANDE DESCORBERTAS NA SEGURANÇA ALIMENTAR





O pó da folha de mandioca é riquíssimo em minerais e vitaminas. O uso diário de poucas pitadas em nosso prato estimula o sistema imunológico, reduzindo a gravidade de qualquer doença infecciosa, seja gripe, diarréia, dengue, malária, tuberculose, hanseníase, aids, infecção hospitalar, pneumonia etc.
*     Essa folha que, no verão nos ajuda a adquirir aquele bronzeado e na maturidade retarda o embranquecimento dos cabelos, por sua riqueza em Vitamina A, acaba com a “coceira” do olho, com a cegueira noturna e ajuda a prevenir a catarata e a degeneração macular, que deixa tantos idosos cegos. A sua ação inibidora de infecções pode reduzir em até 10 vezes a mortalidade em crianças pequenas.
*     No Nepal, a vitamina A, que a folha da mandioca, o pequi, o dendê e as outras folhas verde-escuras e alimentos amarelos possuem em abundância, reduz em até 50% a mortalidade de mulheres grávidas. No Peru, a “Universidad de la Selva” produziu o chá em saquinho, que é usado para prevenir câncer de próstata. Custa mais de 6 dólares a embalagem de 100 saquinhos de 2g cada.
*   Devemos nos lembrar da saborosíssima maniçoba, a “feijoada” de folha de mandioca, que não pode faltar na mesa do paraense e em parte da Bahia e Sergipe.Caule da mandioca
*  Triturado se faz ração para o gado ou é incorporado para melhorar o solo. Pode ser utilizado, também, quando seco, como lenha. É dele que se tiram as mudas.                 

Polvilho ou Fécula Quem não conhece o brasileiríssimo
pão de queijo que hoje invade o Japão, os Estados Unidos e a Europa? E o que dizer do maravilhoso beiju ou tapioquinha com ou sem coco?
*   A especial farinha de tapioca para acompanhar o nosso açaí, o bolinho de estudante, o grude, o sorvete de tapioca, o mingau e por aí afora.
Se substituíssemos 10% da farinha de trigo do pão por
fécula de mandioca, economizaríamos em um ano, pelo menos, 20 milhões de dólares, criaríamos mais de 50 mil empregos no campo e estaríamos ajudando o pequeno produtor a permanecer na lavoura.
*  E de quebra, o pãozinho ficaria crocante por mais três horas. São dados da Associação de Produtores de Amido de Mandioca – ABAM e da Embrapa-PA.
                          - Quer mais? -A folha da mandioca pode ser usada também na ração animal. Dada para a galinha, a pele, a gordura e o ovo ficam mais alaranjados, aumentando a vitamina A. Os ovos ficam maiores e com casca mais dura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário