quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O PROJETO VIDA DO SOLO VAI ATÉ ICHU E PREPARA AGRICULTORES PARA PRODUZIREM COM BASE AGROECOLOGICA.

PROJETO AGUA NA ESCOLA FINANCIADO PELA PEPICICO CERÁ CONSTRUIDO 16 SISTERNAS NO MUNICÍPIO DE ICHU-BA ( texto ichu notícia )

Ainda na sexta-feira com o tema principal voltado a estiagem na região, algumas dicas foram abordadas sobre água, subsolo, conhecimentos sobre plantas, e foi citado como exemplo  o umbuzeiro que pode armazenar 3.000,litros de água numa arvore adulta.

Elaborar e implementar uma política de ações produtivas para as famílias de agricultores e agricultoras familiares do semiárido brasileiro e em especial em Ichu, está sendo a proposta da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) que através da parceria com a APAEB realizou entre os dias 07, 08 e 09, treinamentos com agricultores familiares do nosso município atingidos pela longa estiagem.
O encontro aconteceu no povoado do Licuri e contou com a participação da comunidade, alé do representante da APAEB de Serrinha, o senhor José Roberto.
Uma das principais temáticas abordada foi o incentivo da construção de Cisternas de produção e de consumo para captação e armazenagem de água da chuva, como também algumas técnicas de plantio ensinada aos agricultores familiares.
Na sexta-feira dia 08, a reunião começou com um vídeo onde ensinava os métodos de sobrevivência  no semiárido, o vídeo também mostrou as técnicas de plantio, já que moramos numa região muito seca também foram mostrado a importância das construções de aguadas.
A comunidade por sua vez falou de sua experiência, e como era a comunidade a 20 anos atrás, onde segundo eles já ouve um grande avanço embora reconheçam que falta melhorar muito.
Já no sábado outras temáticas voltadas a AGROECOLOGIA que consistem em uma produtividade com prevenção ao meio ambiente foi destacado pelo palestrante Abelmanto Carneiro de Oliveira. Ele ressaltou a importância de se produzir na terra sem prejudica-lo, com ações simples que consequentemente nos garante uma melhor qualidade de vida com alimentações mais saldáveis.
A intenção do movimento segundo o palestrante, é mostrar ao agricultor que em pequenas propriedades pode se viver bem, bastando apenas uma transformação nas mentalidades das pessoas dentro do contexto agroecológico, e isso já está sendo feito nas palestras que vem acontecendo nem só em Ichu como também em outros municípios, destacou.
Ele também lembrou outros projetos como UMA TERRA E DUAS ÁGUAS, projeto AGUADAS, ÁGUAS PARA TODOS, MAIS ÁGUA dentre outros que faz parte da transformação do semiárido em um lugar bom para se viver.
 A agricultora Maria Alves Conceição da Silva, mais conhecida como dona Deinha (52 anos) que mora no povoado do Licuri, achou muito importante a palestra que aconteceu nesses três dias, segundo ela vários assuntos abordados ela não sabia e agora ficou sabendo.
Ela disse ainda que se impressionou bastante com a técnica ensinada para fazer hortas, e a utilização da palma torrada para alimentação das galinhas, porcos, ovelhas e bois. Ela garante que vai passar para todos seus famíliares e para os vizinhos sobre o que tem aprendido no encontro. Ela ressalta que alguns experimentos vai realizar em breve, principalmente do adulbo a partir das fezes dos animais e também da farinha de palmas para alimentos de animais.
Nesta segunda-feira dia 11 no programa Ichu Notícias da Rádio Independente FM, você confere a entrevista realizada com Abelmanto o palestrante do evento, além da entrevista com dona Deínha do Licuri que falou das técnicas que aprendeu no encontro. O programa vai ao AR a partir do meio dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário