terça-feira, 3 de julho de 2012

PASSOS PARA CONSTRUIR UM SISTEMA DE BIOGAZ

BIODIGESTOR UM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE BIOGAZ MODELO INDIANO

Biodigestor é um equipamento construído para transformar a matéria orgânica em sub-produtos úteis à população, como por exemplo, o gás metano utilizado como combustível e o adubo orgânico utilizado para fertilização de solo.

Com o crescimento populacional, houve um aumento considerável de consumo e também de descarte de resíduos. O lixo produzido normalmente vai para aterros sanitários, ou acabam em valas e rios, poluindo o meio ambiente. Para reduzir os danos provocados por esse problema e apoiar a sustentabilidade, o projetos de educação ambiental VIDA DO SOLO vem implantando técnicas na comunidade, com o objetivo de futuras implantações em outras comunidades e promovendo o desenvolvimento sustentavel.
O sistema de biodigestão funciona de forma simples; a matéria orgânica (esterco) é colocada em uma caixa de mistura juntamente com a água e, mexida até a homogeneização da massa, que é posteriormente transferida para o biodigestor e submetida à temperatura que oscila entre 30° C e 35° C sob sistema de anaerobiose. O tempo de fermentação varia de acordo com o substrato e o resultado da mesma é a formação do biogás e do adubo orgânico que pode ser material sólido ou líquido utilizados também para fertilizar canteiros.

O gás metano, resultado da fermentação, é purificado através de um sistema de filtragem, no qual o metano passa por recipiente com água e parte do enxofre nele contido fica depositado no líquido, o metano caminha então por um tubo de PVC contendo uma esponja de ferro que elimina o restante do material, assim como outros contaminantes indesejados. Purificado, o biogás é conduzido por dutos até o gasômetro, onde é armazenado e distribuído, podendo ser utilizado como fonte de energia para o próprio biodigestor, sistema familiar para cuzimento de alimentos ou motores diversos .

A biocalda proveniente do sistema vai para uma caixa de aeração e pré-filtragem, onde recebe oxigenação e segue para um decantador que separa o material sólido do líquido, destinando-os para fertilização de canteiros externos e estufas, podendo ser utilizada em hortas sem contaminar os alimentos com microrganismos patógenos.

O biodigestor é uma ótima alternativa para reduzir a emissão de gases e o consumo de energia proveniente de fontes não renováveis, promovendo a preservação do meio ambiente e tornando o mundo melhor.
Material necessário para contrução de um biodigestor com caixa de fibra de capacidade mil litros medindo 1,76m diâmetros com raio de 0,88cm e um tanque de fermentação de placa pré-moldada com um raio de 0,91cm e 2,30m profundidade

* 6 sacas de cimento
* 40 latas de areia
* 10 latas de brita tipo gravilhão
* 6 quilos de arame Nº 12
* 5 metros de tubo esgoto 150mm
* 3,20 de tubo soldavel de 50mm
* 1,50 de tubo soldavel de 60mm
* 1 adaptador flange de 60mm
* 2 adaptadores flange de 20mm
* 4 varas de tubo soldavel de 20mm
* 6 joelhos liso de 20mm
* 3 adaptadores com rosca interna de 20mm
* 2 adaptadores de polietileno rosca externo 20mm
* 4 braçadeiras de 20mm
* 2 registros pvc de bola de 20mm
* 3 metros de mangueira de pressão de 20mm
* 1 garrafa de agua mineral de 20 litros
* 5 dias de pedreiro
* 5 dias de ajudante
* 3 dias pra escavação do buraco
* 5 metros de madeira 10x6 maçaranduba
* 4,50 metros de zico 30cm largura para o anel
* 100 blocos 6 furos

2 comentários:

  1. O valor pra montar esse modelo de biodigestor ficou em quanto?

    ResponderExcluir
  2. FIQUEI INTERESSADO EM MONTAR UM BIODIGESTOR, NO MOMENTO ESTOU DESENVOLVENDO UM PROJETO DE UM ABATEDOURO.





    ResponderExcluir