quarta-feira, 4 de julho de 2012

CONTROLE ALTERNATIVO DE FORMIGA CORTADEIRA

 Veneno ecologico produzido da propria formiga 


O combate às formigas cortadeiras já pode ser feito de maneira ecologicamente correta. No lugar dos formicidas químicos, entra o conceito "politicamente correto" da homeopatia. Além de não agredir o meio ambiente, o "formicida ecológico" pode ser preparado pelo próprio agricultor ao custo de R$ 20. O método foi utilizado com sucesso na Guiana — ao norte da América do Sul — A homeopátia no combate   às formigas cortadeiras que estavam destruindo as plantações locais de mandioca. Em cinco dias de aplicação, notou-se uma profunda alteração no comportamento das formigas, com uma significativa redução/paralisação de suas atividades, o que, além de confirmar a eficácia do tratamento, se traduz como uma alternativa concreta de controle ecológico, o método tem como vantagem a eficiência e a praticidade. Cada produtor pode ter seu próprio laboratório, sem a necessidade de comprar insumos. O formicida ecológico é obtido a partir de material biológico feito com as próprias formigas da espécie que se deseja eliminar. "O produto pode ser aplicado diretamente sobre as formigas, plantas e trilhas. Somente aquela espécie da qual foi feito o nosódio —termo técnico que designa o medicamento feito a partir do próprio organismo para combatê-lo— será eliminada, sem danos para o     meio ambiente." O custo para a montagem de um laboratório próprio fica em média R$ 20. É preciso um recipiente não metálico para fazer a maceração, vidros âmbar para a diluição e dinamização (a cor impossibilita a entrada de luz), álcool a 70%, glicerina e água. Além, é claro, das formigas a serem combatidas. Para fazer o medicamento basta macerar algumas formigas juntamente com partes iguais de álcool a 70%, glicerina e água. Quanto mais diluído o produto, mais efetivo ele se torna. O método, no Brasil, também está sendo testado em lagartas e outros insetos pelo pesquisador da Unesp. O projeto VIDA DO SOLO já vem desenvolvendo esta tecnica e tem mostrado sua eficiência.                              OUTRAS DICAS                                                                                                                                                Plantas repelentes ou tóxicas - exemplo - hortelã, bata doce, salsa, cenoura e momona funcionam como repelentes ou intóxicantes tambem predadores naturais como galinhas comuns ou da angola pássaros tatus tamanduás chegam a controlar em até 90% das revoadas.  
CONTROLE DAS COLONIAS  
Para adotar medidas de controle eficazes é importante lembrar que as formigas cortadeiras não se alimentam diretamente das folhas cortadas e sim da massa de fungos que cresce sobre as folhas armazenadas no ninho. Alguns metodo de controle das colonias que podem ser usados:    MÈTODO BIOLOGICO:
* Aplicação de calda microbiologica 
* Usar 2 a 4 laranjas ou limões mofados moidos  
* Deixar fermentar 4 a 5 dias em agua com um pouco de melado ou arçucar  mascavo.
* Diluir a 10% em agua e aplicar em todos os olheiros:
* Ddepois de uma semana repetir a aplicação.
OBSERVAÇÕES:  
As laranjas e os limões mofados possuem os fungos Pencilium digitatum e Penicilium italicum que causam o mofo verde e azul respectivamente, os quais destroem o fungo criado pelas formigas para se alimentar

3 comentários:

  1. Já estava desesperado por não encontrar nada a respeito de tratamento eficaz contra as corta deiras, acabei de ler seu blog e ainda esta semana estarei testando esse "veneno". Obrigado por se preocupar com o meio ambiente com certeza ele mesmo agradece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado companheiro Otimar Carlos:
      Muito feliz quando você conhece nosso Blog quando ainda ler essa das postagem controle alternativo de formiga cortadeira.O nosso objetivo é de fato fazer com que as pessoas busquem no seu consciente o verdadeiro sentido de existir, umas das coisas que aprendi a fazer foi conhecer o espaço em que vivo assim também consigo conhecer todos os seres que aqui vivem, (comportamentos, habito alimentar, organização e principalmente seu ponto fraco, quero lhe dizer com muita segurança quando você conseguir alcançar isso você é capaz de agir nos momentos de turbulência aquilo que chamamos de dificuldades, existe várias outras técnicas como capturar a rainha, inundar e compactar, controle biológico um exemplo você criar galinha da Angola muito eficaz. Quero mais do que nunca que as pessoas passe a se conhecer melhor conhecer o verdadeiro sentido de existir, a transformação de sua propriedade acontece quando eu/você como pessoa passe a conhecer esse espaço que vivemos, Sucesso,viu acredite, você é capaz de transformar seu sitio (propriedade) em um verdadeiro paraíso assim vivendo em harmonia com tudo e com todos.

      Abraço meu amigo;

      Att. Abelmanto (O Abel)

      Excluir
  2. O remédio nosodio eu sei fazer , mas como se aplica . è direto nas formigas ?? elas tem que beber??
    selmacosta521@gmail.com

    ResponderExcluir