terça-feira, 14 de abril de 2015


Controle Natural de Praga (Parte


Inimigo Natural – joaninha

1.    Receitas para obtenção de inseticidas naturais de origem Vegetal
1) AGAVE – Piteira ou Sisal (Agave sisalana)
Indicação: saúvas (Atta spp.) e quenquém (Acromyrmex sp.).
Moer 5 folhas médias de agave e deixar de molho por 2 dias em 5 litros (L) de água. Aplicar 2 L desta solução no olheiro principal do formigueiro e tapar os demais para que as formigas não fujam. Folhas desta planta podem ser obtidas em lojas de plantas ornamentais.
Cuidados: Evitar contacto com a pele, pois pode causar alergia.


Saúva
2) ALHO (Allium sativum)
Receita 1
Indicação: repelente de insetos, bactérias, fungos, nematóides, inibidor de digestão de insetos e repelente de carrapatos.
– 3 cabeças de alho;
– 1 colher grande de sabão de coco picado;
– 2 colheres de sopa de parafina líquida.
Amassar as cabeças de alho misturando em parafina líquida. Diluir este preparado em 10 litros de água com o sabão. Pulverizar logo em seguida.
Receitas 2 e 3
Indicação: tripes, pulgões, mosca doméstica (Musca domestica), lagarta do cartucho do milho (Spodoptera frugiperda), mosca dos chifres (Haematobia irritans), mosquito (Aedes aegypti), míldio (Peronospora spp.), brusone (Pyricularia sp.), podridão do colmo e da espiga (Erwinia carotovora var. zeae), mancha de Alternaria, mancha de Helminthosporium, podridão negra (Xanthomonas campestris), ferrugem (Puccinia sp.).
Receita 2
– l00g de alho;
– 0,5 L de água;
– l0g de sabão de coco;
– 2 colheres (café) de óleo mineral.
Os dentes de alho devem ser finamente moídos e deixados em repouso por 24 horas em 2 colheres de óleo mineral. À parte, dissolver 10 gramas de sabão em 0,5 L de água. Misturar então todos os ingredientes e filtrar. Antes de usar o preparado, diluir o mesmo em 10 litros de água, podendo, no entanto, ser utilizado em outras concentrações de acordo com a situação.
Receita 3
Dissolver um pedaço de sabão de coco do tamanho de um polegar (50g) em 4L de água quente. Juntar 2 cabeças de alho finamente picadas e 4 colheres pequenas de pimenta vermelha picada. Coar com pano fino e aplicar.

Lagarta cartucho
3) ANGICO (Anadenanthera colubrina)
Indicação: formigas (Atta spp.)
Juntar 1 kg de folhas de angico em 10 L de água e deixar de molho por 8 dias. Aplicar 1 L desta solução para cada metro quadrado de área do formigueiro.

4) ARRUDA (Ruta graveolens)
Indicação: pulgões, cochonilhas sem carapaça (Coccus viridis, C. hesperidium, Saissetia coffeae), cochonilha branca e de placa, alguns ácaros.
– 6 ramos de 30 centímetros de comprimento, com folhas; – 1 litro de água; – 19 litros de espalhante adesivo de sabão de coco. Para preparação do espalhante adesivo, dissolver 1 kg de sabão de coco em 5 L de água quente; em seguida, diluir esta solução em 100 L de água. Triturar os ramos e folhas de arruda no liqüidificador com um litro de água.
Coar em pano fino e completar com 19 litros de solução de espalhante adesivo com sabão de coco.
Princípio ativo: rutina.
Cuidados: A planta causa irritação à pele e não pode ser ingerida.

Cochonilha
5) ARTEMÍSIA (Artemisia verlotorum)
Indicação: nematóide (Meloidogyne incognita)
Misturar com água, a parte aérea da planta, seca ao ar, na proporção de 1:10, isto é, uma parte da planta seca para 10 partes de água. A aplicação deve ser feita no solo.

6) BARDANA (Arctium lappa)
Indicação: nematóide (M. incognita)
Misturar com água, a parte aérea da planta, seca ao ar, na proporção de 1:10, isto é, uma parte da planta seca para 10 partes de água. A aplicação deve ser feita no solo.

7) CATINGA DE MULATA (Tanacetum vulgare)
Indicação: nematóide (M. incognita)
Misturar com água, a parte aérea da planta, seca ao ar, na proporção de 1:10, isto é, uma parte da planta seca para 10 partes de água. A aplicação deve ser feita no solo.
8) CEBOLA (Allium cepa) ou CEBOLINHA VERDE (Allium fistolusum)
Indicação: pulgões, lagartas e vaquinhas (repelente), Tribolium castaneum (besouro dos grâos armazenados, farelos, rações, farinhas, frutos secos, chocolate), Alternaria tenuis, Aspergillus niger, Diplodia maydis, Fusarium oxysporum, Helminthosporium sp., e sarna da macieira (Venturia inaequalis).
Cortar 01 kg de cebola ou de cebolinha verde e misturar em 10L de água, deixando o preparado curtir durante 10 dias. No caso da cebolinha verde, deixar curtir por 7 dias. Para pulverizar as plantas, utilizar 1 litro do preparado para 3 litros de água.
Modo de ação: fungicida e repelente. Possui óleos essenciais, flavonóides, fitohormônios e vitaminas.

Vaquinha
9) CHUCHU (Sechium edule)
Indicação: atrativo para lesmas e caracóis, funcionando como armadilha, possibilitando o posterior controle.
– chuchu;
– sal.
Colocar dentro de latas rasas, como as de azeite cortadas ao meio, pedaços de chuchu, adicionando-se sal.
10) CINAMOMO (Melia azedarach)
Indicação: lagartas.
Triturar folhas secas (20 g de folhas secas para cada 100 ml de água), adicionar água, agitar e deixar em repouso por 48 horas. O uso dessa mistura resultou em até 80% de mortalidade da lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis).
11) CONFREI (Synphyntum officinali)
Receita 1
Indicação: pulgões e adubo foliar.
– 1 kg de confrei;
– água suficiente.
Triturar as folhas de confrei em liqüidificador com água suficiente para formar suco ou então deixar em infusão por 10 dias. Acrescentar 10 litros de água na mistura e pulverizar periodicamente as plantas.
Cuidados: perigoso se ingerido.
Receita 2
Indicação: nematóide (M. incognita)
Misturar com água, a parte aérea da planta, seca ao ar, na proporção de 1:10, isto é, uma parte da planta seca para 10 partes de água. A aplicação deve ser feita no solo.

12) CRAVO-DA-ÍNDIA (Symphytum officinale)
Indicação: gorgulho ou caruncho do feijão.
Foi constatada redução de 100% na postura e emergência de adultos de Callosobruchus maculatus (gorgulho do feijão) em grãos de caupi armazenado, após tratamento com pó de cravo-da-índia a 2,5%.
13) CRAVO-DE-DEFUNTO (Tagetes minuta e Tagetes erecta)
Receita 1
Indicação: pulgões, ácaros e algumas lagartas.
– 1 kg de folhas e talos de cravo-de-defunto;
– 10 L de água.
Misturar os ingredientes e levar ao fogo, deixando ferver por meia hora, ou deixar de molho os talos e folhas picados por dois dias. Coar e pulverizar o preparado sobre as plantas.
Receita 2
Indicação: repelente de insetos Musca domestica (mosca doméstica) e Plutella xylostella (traça- das-crucíferas) e de nematóides (M. arenaria, M. javanica, M. incognita).
– 200 g de folhas e talos de cravo-de-defunto;
– 1 litro de álcool;
Macerar o material vegetal, juntar a 1 litro de álcool e deixar em repouso por 12 horas. Diluir este preparado completando para 20 litros de água antes de pulverizar.
Forma de aplicação: aspersão ou pulverização do extrato sobre as folhas infestadas ou irrigação do solo para combater os nematóides.
Cuidados: tóxico se ingerido.

14) FUMO (Nicotiana tabacum)
Receita 1
Indicação: tripes, pulgões, ácaros, mosca-branca, minadoras de folhas, gorgulhos, lagarta-da-couve (Pieris brassicae), traça-dos-cereais (Sitotroga cerealella) e ferrugem do feijoeiro (Uromyces appendiculatus) e do trigo (Puccinia graminis). Possui também efeito herbicida e antialimentício.
– 250 g de fumo de corda;
– 30 g de sabão;
– 4 L de água.
Misturar estes ingredientes e ferver durante meia hora. Diluir um litro deste concentrado em 4 litros de água, acrescentar uma colher de cal hidratada para aumentar o efeito.
Cuidados: tóxico a mamíferos, cancerígeno. Não indicado para aplicação em casa de vegetação.
Receita 2
Indicação: pulgões, cochonilhas e grilos.
– 20 cm de fumo de corda;
– 0,5 litro de água.
Cortar o fumo e deixar de molho na água por 1 dia. No caso de ataque de pragas, misturar 3 a 5 colheres (de sopa) dessa mistura com 1 litro de água ou solução com espalhante adesivo e pulverizar o mais breve possível. Não guardar essa mistura por mais de 8 horas, pois sendo a nicotina volátil, o produto preparado perde o efeito. No caso de hortaliças e medicinais, aconselha-se respeitar um intervalo mínimo de 12 dias antes da colheita.
Receita 3
Indicação: vaquinhas, cochonilhas, lagartas e pulgões em plantas frutíferas e hortaliças.
– 100 g de fumo de corda;
– 0,5 litro de álcool;
– 0,5 litro de água;
– 100 g de sabão neutro.
Misturar o fumo em corda cortado em pedacinhos com o álcool e a água, deixando curtir por 15 dias. Decorrido esse tempo, dissolver o sabão em 10 litros de água e juntar com a mistura já curtida de fumo e álcool. Pulverizar nas plantas, nesta concentração, quando o ataque de pragas é intenso ou diluir em até 20 litros de água no caso de baixa infestação de pragas. No caso de hortaliças, respeitar um intervalo mínimo de 12 dias antes da colheita.
Receita 4
Indicação: pulgões e cochonilhas.
– 100 g de fumo de corda;
– 2 colheres de sopa de sabão de coco em pó;
– 4 L de água.
Ferver o fumo picado em 2 litros de água durante 5 minutos e deixar esfriar. Coar o preparado e misturar com sabão de coco ralado ou em pó. Acrescentar os outros 2 litros de água para obter o produto, que deverá ser pulverizado sobre as plantas atacadas. Caso seja insuficiente para o controle das pragas, aumentar a quantidade de fumo no extrato, mantendo a mesma quantidade de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário