quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

INCLUSÃO PRODUTIVA BRASILSEM MISERIA (MDS)

Abelmanto e Jacira de Oliveira, captam, com cisternas, mais de três milhões de litros de água para consumo e produção.
Mudanças que o agricultor familiar Abelmanto de Oliveira, 42 anos, e sua esposa Jacira de Oliveira, 43 anos, tanto desejaram. Juntos, em 2007, investiram na criação de abelhas e ovelhas em Riachão do Jacuípe, a 207 quilômetros de Salvador (BA). Enfrentaram dificuldades: as abelhas migraram por conta da seca. E, com as dívidas, o casal vendeu os animais.
Foto do agricultor Abelmanto de Oliveira e de sua esposa Jacira OliveiraA inquietude do agricultor não o deixou abandonar o sertão. Ele conseguiu apoio dos governos federal e estadual para a construção de uma cisterna de consumo e outra para a produção.
Depois de ser capacitado para construir os reservatórios, o casal passou a pesquisar e investir em outras tecnologias para armazenar água da chuva.
“Na verdade, me considero num paraíso em pleno Semiárido”, fala Abelmanto, que vende a maior parte da sua produção para reforçar a merda escolar das crianças por meio do Pnae.
A família também voltou a criar animais: cabras e galinhas. O esterco gera biogás para a cozinha e biofertilizante para as plantas. “A seca é um fenômeno natural e cíclico e, na verdade, a gente tem que aprender a conviver com a realidade que se vive e criar mecanismos para lidar com essas situações”, ensina.
Texto e Reportagem: André Luiz Gomes e Patrícia Alencar

3 comentários:

  1. Espero fazer algo parecido com o seu projeto de vida. Uma lição para o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo, Obrigado por contribuir compartilhando nosso trabalho.
      Quero dizer-te que acredito na capacidade do ser humano, é por isso que sigo em frente com minha jornada, vejo, que não é tão fácil diante de uma sociedade consumista e capitalista fazer agricultura com um modelo de agricultura que temos será de fato um grande desafio pois ainda temos uma agricultura perversa sem conhecimento algum.
      Vejo aos pouco famílias agricultora mudando seu conceito, seu estilo e sua consciência, transformando seus espaços em um lugar de observatório, observando seu meio o meio em que vive. Acredite, você é capaz de fazer melhor do que imagina, vá, regace as mangas e vamos transformar nosso espaço em um lugar harmonioso.Abraço muita paz.

      Excluir
  2. A Mãe natureza espera que cada cidadão possa fazer com que ela seja preservada para que as gerações futuras também possam usufruir de todos os benefícios que ela oferece e são tantos que a humanidade ainda precisa de muitos estudos para poder valorizar muito mais o que tem a disposição. Além de alimentos produzidos naturalmente, temos as ervas, medicinais, água para várias finalidades, os animais que ajudam a manter o equilíbrio ecológico, a terra que serve de remédio... são muitos os benefícios, basta zelar para que tudo tenha continuidade.

    ResponderExcluir