segunda-feira, 10 de março de 2014

MOMENTO DE REFLEXÃO



AGROECOLOGIA UMA TÉCNICA BASEADA NA ESTRUTURA DA BIODIVERSIDADE’

O conceito da Tecnologia Social desenvolvido pelo Projeto de Educação Ambiental Vida do Solo é de aliar desenvolvimento econômico e social com a integração entre homem e natureza. As atividades iniciou em Maio de 2004 onde passou a desenvolver técnicas e Tecnologias apropriadas para o Semiárido, quando a população não tinha conhecimento sobre técnicas de manejo e prevalecia a monocultura, com exploração predatória dos recursos naturais do bioma Caatinga Mata típica da região.                               

 O sistema convencional, de monocultivo, o solo geralmente chega a um ponto em que fica completamente degradado e sem nutrientes para produzir e manter as reservas naturais. A ausência de uma política voltada ao manejo sustentável, que as famílias agredindo suas terras, descobriu-se que as pessoas não sentia em momento algum o que eles construía ou seguia como destino para as futuras gerações.
Com a Agroecologia o material vegetal pré-existente é trabalhado de forma consciente e com arranjo definido no solo, sem a utilização de fogo. Ao longo do tempo criando o que se chama de ‘berços’. Desta maneira, o aproveitamos a matéria orgânica pela sustentabilidade do agroecosistema  dando assim mais vida a   

o solo. A água entra melhor na terra, com maior aproveitamento. É nesta pequena coisas que reconstruimos nosso espaço.
       Na agricultura convencional, uma agricultura perversa as espécies seriam eliminadas. Em um sistema Agroecologico, procura-se manter, a cada etapa de sucessão, espécies adequadas às situações de fertilidade do solo, conjunto de espécies companheiras ao redor e luminosidade nos diferentes andares. O resultado é a integração entre homem e natureza. “Consideramos ser essa a agricultura ideal para o planeta, pois a convencional está destruindo e desrespeitando o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário