quarta-feira, 3 de abril de 2013

Agricultura Orgânica é também base para Convivência com o Semiárido

Praticada a partir de qualquer modo de irrigação, a agricultura orgânica tem ganhado cada vez mais a adesão de agricultores e agricultoras do Semiárido. Os projetos com os quais o Irpaa trabalha tem procurado incentivar esta prática, que, além de ser ambientalmente sustentável, reduz os gastos necessários à produção.
Agricultura Orgânica é também base para Convivência com o Semiárido Na região do São Francisco, esta ação se faz cada vez mais necessária, pois à medida que a agricultura irrigada se desenvolveu, convencionou-se que o uso de fertilizantes e defensivos químicos era uma prática necessária ao bom rendimento da produção. Esta prática então se expandiu, mas pouco se pensou nos prejuízos trazidos ao meio ambiente e às pessoas de um modo geral. O uso de agrotóxicos contribui para a compactação e perda de nutrientes da solo, tornando a terra, com o passar do tempo, contaminada e improdutiva. Além do solo, causa também danos à saúde humana, tanto de quem produz quanto quem consome os alimentos.
 Ao contrário desta prática, que além dessas desvantagens traz também um alto custo financeiro para os produtores, a produção de adubos e defensivos orgânicos aproveita recursos muitas vezes existentes em abundância nas propriedades. Relacionando a produção animal e vegetal, os produtores podem preparar compostos e biofertilizantes que podem agir como repelentes, inseticidas, fungicidas ou adubos que fortalecem a planta e permitem a produção de alimentos saudáveis.
, depende da preparação e aplicação correta, respeitando a necessidade da planta e a dosagem adequada de cada produto.
 A prática da agricultura orgânica pode acontecer tanto na agricultura irrigada quanto de sequeiro e nos diversos modo de trabalho, desde a agricultura familiar, comunitária, como nos sistemas de meeiro ou patronal.
 Conheça alguns importantes adubos ou defensivos que podem ser facilmente produzidos a partir de algumas orientações técnicas:
ESPECIFICAÇÃO
AÇÃO
ORIENTAÇÕES


Esterco (possui todos os nutrientes que as plantas precisam)




Deixa a terra mais fofa para facilitar a infiltração da água e circulação de oxigênio, o que permite uma melhor ação dos microrganismos.
Antes de aplicar nas plantas        curtir o esterco por uma média de 30 dias, molhando e revolvendo uma vez por semana. Nesse período ocorre a fermentação, que se for feita junto a raiz da planta esta pode morrer devido ao calor da fermentação.

Biofertilizante (Adubo líquido)
Pode ser usado como pulverizador para controle de insetos e fungos causadores de doenças.
Deve ser curtido também por 30 a 45 dias e aplicado apenas 20% da capacidade de um pulverizador, completando-o com água.


Urina de vaca (Adubo folear)
Nutre a planta e atua como repelente de insetos nocivos ao desenvolvimento da mesma.
Após 3 dias de colhida (tempo para fermentação) deve ser aplicado 200 ml diluídos em 20 litros de água. Após a fermentação tem validade de 1 ano e pode ser aplicada no solo ou diretamente nas plantas.

Nim (frutas ou folhas verdes)
Usada no controle de mais de 400 tipos de pragas (Fungicida, inseticida, repelente)
Bate com água em pilão ou liquidificador. Para fazer a aplicação 2 quilos de frutas ou folhas verdes devem ser diluídos em 15 litros de água. Só pode ser armazenado por até 3 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário