domingo, 23 de setembro de 2012

TÉCNICAS DE MANEJO DO SOLO

As técnicas de manejo do solo a serem aplicadas em determinada área dependem de vários fatores. Cada área tem suas peculiaridades e requer decisão própria. Para cada caso, definir-se-ão as técnicas, de acordo com a textura do solo, o grau de infestação de invasoras, os resíduos vegetais que se encontram na superfície, a umidade do solo, a existência de camadas compactadas, pedregosidade e os riscos de erosão para isto, o estudo do perfil do solo torna-se primordial; contudo, vale a pena lembrar que sempre, que possível, deve-se decidir pelos manejos ecologico mesmo quando da impossibilidade, elegem-se os preparos que provoquem o menor revolvimento do solo.
As aulas consistem de práticas para o estudo de organografia e de anatomia vegetal, através de observações de cortes histológicos, citológicos, bem como da anatomia organológica, organizadas da seguinte forma: 
1. coleta e preparo de amostras de órgãos vegetativos e órgãos reprodutivos para o estudo organológico;
2. preparo de material para o estudo microbiologico.
As aulas práticas foram introduzidas de forma a permitirem a acessibilidade de um amplo conhecimento e compreensão, utilizando exemplos contextualizados para facilitar a compreensão de um bom apredizado. Outro questionário, contendo questões de avaliação, proporcionais aos conteúdos explorados de forma teórica e prática, foi aplicado para verificar a evolução dos conhecimentos dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário