terça-feira, 8 de maio de 2012

MEDIDAS EMERGENCIAIS, HORA DE O ESTADO BRASILEIRO REVER A POLITICA HÍDRICA OFICIAL

Não há como não "falar da Seca" apenas a partir de uma visão fatalística. Ela é um fenômeno natural, mas decorre também das mudanças climáticas provocadas pela agressão ao meio ambiente e suas consequencias poderiam ser minimizadas com ações políticas de prevenção. As medidas emergenciais hoje não precisariam existir com tanta intensidade se houvesse mais investimentos em formas de conviver com a mesma.o semiárido é um lugar bacana de se viver ! Falta apenas vontade politica!
Trinta anos depois da seca de 1982, o território baiano se encontra em estado de emergência devido às poucas chuvas deste ano. Para a sociedade civil organizada o fenômeno não surpreende, já que estudos sobre o comportamento das chuvas no Nordeste, realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), concluíram que as Secas são Cíclicas, portanto, Previsíveis. Um momento importante de construção coletiva com os/as agricultores/as!As organizações populares defendem e executam com poucos recursos a proposta da Convivência com o Semiárido, através da implementação de Tecnologias Sociais. São elas que estão evitando situação tão catastrófica para a população como em 1982. Constata-se que a infraestrutura construída durante esses anos é ainda insuficiente para enfrentar uma situação extrema como essa. Portanto, é hora de o Estado brasileiro rever a política hídrica oficial, que continua provocando o sofrimento de milhares de famílias sertanejas.

Um comentário:

  1. É costume ouvir,logo depois que a festa do carnanval acaba, que o "planejamento do próximo ano já está sendo pensado e vamos nos reuinir para as primeiras providências, porque o próximo tem que ser melhor". Se esta atitude fosse tomada em realção aos nossos problemas climáticos, que na realidade se resume a apenas um, a seca, com certeza já teríamos uma vida melhor e não como se apresenta agora, com muitas preocupações com preços de alimentos essenciais podendo ter seus valores bastante elevados. Conviver com a seca, este será sempre um pensamento que requer planos e excuções de projetos. No hemisfério norte a neve sempre vem com data marcada e as pesoas sabem bem como viver no meu da neve. A nossa vida tem alguns meses de bonanças e em na região nordeste a situação é sempre mais difícl porque se vive no semi-árido. Então, barragens subterranes, cisternas, calçadões para aparar água e depositar em depósitos gigantes com até 65 mil litros de capacidade. Políticos, fiquem antenados. Telefones tim 75.91345875, vivo 98284224 e oi 88174066.

    ResponderExcluir