segunda-feira, 28 de maio de 2012

EM BUSCA DA AGUA E MATAR A SEDE DOS ANIMAIS EM MUCAMBO

  


 Represa limpa esperando
as chuvas cairem do ceu 
 
limpesa de cacimba
 Famílias se une em busca
de agua
Hoje o semiárido Brasileiro passa por uma das maiores estiagens dos últimos anos, este fator climático enfatizou e demonstrou com ênfase o desmerecimento pelos setores públicos no que diz respeito a disponibilização de projetos, programas e políticas publica que pensem em uma determinada ação de    convivencia na região semiárida, pensada a partir das próprias realidades e conhecimentos construídos pelo povo do semiárido (agricultores familiares) vive neste período com a dificuldade em acessar água e alimento. Podemos encontrar situações Como esta em todo o território do semiárido Brasileiro, não possuem sistemas de abastecimento de água, nem tão pouco tecnologias apropriadas de captação de água da chuva ou de subterrâneas. Como as maiorias destas comunidades possuem como base principal econômia e produção agricola, e como nas maioria das propriedades agrícolas, familias não tiveram safra, tão pouco a criação animal pouco evoluiu, estas comunidades as famílias que vivem nelas estão passando por privações.
 Entretanto experiências significantes, nascidas do conhecimento da própria comunidade, apontam como oportunidade para solucionar situações como esta, comunidades com alta capacidade de organização que fazem em trabalhos coletivo em busca de solucões e do controle social da agua. Da mesma forma a ASA Brasil vem provocando e iniciando um processo de implantação de sistemas de captação de água da
chuva para produção com base nos princípios da agroecologia
e economia solidária. mesmo com estiagem as famílias consegue produzir. A estratégia montada pelas famílias para ter água para manter os animais, custa aos agricultores um risco muito grande de terem acidentes  Avalio que o governo deve sensibilizar-se destas experiências e seus diverso princípios (O envolvimento das pessoas,processo autônomos, auto gestão, controle social,tecnologias simples,baratas e descentralizadas) e em conjunto com estas ações construa políticas públicas que de fato mudem a situação para que as pessoas vivem bem no semiárido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário