domingo, 3 de novembro de 2013

DICAS PARA QUEM PRECISA FORMULAR SUA PROPRIA RAÇÃO ( PROJETO VIDA DO SOLO)



FORMULAÇÃO DE RAÇÃO DE GALINHA NO REGIME CAIPIRA

(PREPARANDO 100kg DE RAÇÃO)

Frangos de abate: 
De 1 a 2 dias:     
58 kg de milho, 33kg de farelo de soja e complexo mineral vitamínico.
De 23 a 42 dias:
63 kg de milho, 28kg de farelo de soja, podendo ser substituido girasol com casca ou licuri complexo mineral vitamínico. 
Ou ainda 38 kg de milho, 25 kg de raspas de mandioca, 28 kg de farelo de soja, complexo mineral vitamínico.
De 43 até o abate: 
70 kg de milho, 22kg de farelo de soja, complexo mineral vitamínico.
Para Postura:
Até 7 semanas:
Mesma fórmula usada para pintos de até 2 dias.
De 7 semanas até a postura:   
60 kg de milho, 14kg de farelo de soja, 20 kg de farelo de trigo, complexo mineral vitamínico. 
Ou ainda 30 kg de milho, 30 kg de raspas de mandioca, 20 kg de farelo de trigo, complexo mineral vitamínico.
Por ocasião da postura: 
62 kg de milho, 27 kg de farelo de soja, complexo mineral vitamínico específico para postura. Ou ainda 50 kg de milho, 12 kg de farelo de trigo, 27 kg de farelo de soja, complexo mineral vitamínico específico para postura.

A CRIAÇÃO DE CAPRINO UM GRANDE POTENCIAL PARA A REGIÃO DO SEMIÁRIDO.

CAPRINOS a criação desses animais, deve ser dada preferência àquelas propriedades cuja vegetação nativa seja do tipo caatinga, ou matas onde existam Unha-de-Gato, Mororó, Jurema Preta, Malva, Catinga de Porco, Maria Preta, Pau Ferro, etc., Alem de formação de algumas forrageiras leguminosas como Milheto, Sorgo, capim elefante e outros podendo ser cutivado que são excelentes fontes de alimento. Já as regiões de chapadas, que possuem capim agreste, não são adequadas para a criação de caprinos. 
A fenação é um processo utilizado para conservar a sobra de forragem existente em períodos de fartura, para ser utilizada nos períodos de escassez.
O feno é um alimento que pode ser feito na propriedade, utilizando feijão-guandu, leucena, rama de mandioca, gramíneas ou outras plantas e serve para alimentar os animais, principalmente no período de seca. O processo de fenação é feito seguindo as etapas:
  • Corte das plantas:
    Leucena: 40 cm de altura;
    Guandu: 80 cm de altura;
    Mandioca: Terço superior da planta (folhagem).
  • Trituração de ramos e folhas, para reduzir o tempo da secagem. A trituração do material deve ser feita com um triturador de forragem munido de lâminas.
  • Secagem do material em piso cimentado ou terreiro de chão batido, revirando o material todo, após uma hora de exposição e diariamente, duas vezes pela manhã e duas à tarde.
  • Ensacar o material seco e guardá-lo em local seco e ventilado.

Mineralização

Consiste no fornecimento de sal mineral de boa qualidade, à vontade, a todos os animais. Tal prática aumenta a saúde do rebanho e o seu desempenho produtivo. Já nos rebanhos em que essa prática não é adotada ou que não é feita de modo adequado, as taxas de natalidade e de crescimento são menores e a incidência de doenças é maior.

O sal mineral é uma mistura composta por sal comum, uma fonte de fósforo e cálcio (farinha de ossos ou fosfato bicálcico) e micronutrientes, nas seguintes proporções:
  • 50% de sal comum.
  • 49% de farinha de ossos calcinada ou fosfato bicálcico.
  • 1% de micronutrientes.

Mistura múltipla


Consiste em uma mistura de alimentos e produtos químicos que serve para suplementar o rebanho, devendo ser fornecida à vontade aos animais. No caso de optar pelo uso da mistura múltipla, o uso de sal mineral pode ser dispensado.

Para a elaboração de 100 kg dessa mistura, são necessários os seguintes componentes:
  • 27 kg de milho triturado.
  • 16 kg de farinha de ossos calcinada ou fosfato bicálcico.
  • 10 kg de uréia pecuária.
  • 15 kg de farelo de algodão ou de soja.
  • 30 kg de sal grosso iodado.
  • 1,3 kg de flor de enxofre.
  • 0,6 kg de sulfato de zinco.
  • 0,08 kg de sulfato de cobre.
  • 0,02 kg de sulfato de cobalto.

Fornecimento de água


Os caprinos precisam constantemente de água limpa e de boa qualidade. Quando a água disponível for de açude, lagoa ou tanque cavado, o criador deverá protegê-la, evitando que os animais entrem para que não haja contaminação. É preferível que os caprinos tenham acesso à água corrente, entretanto, caso isso não seja possível, pode ser utilizado um bebedouro rústico feito de cimento, sendo necessário lavar duas vezes por semana.