Os conceitos da agroecologia podem ser aplicados em qualquer sistema e escala de produção, o projeto VIDA do SOLO vem observando e desenvolvendo técnicas e se dedica ao ensino com aulas práticas nas áreas rurais valorizando o homem no espasso em que vivem tornando-o e preparando para o convivio no ambiente, diante de suas pesquisas e experiências de produção agroecológica na agricultura local nos sistemas de produção em pequenas propriedades rurais, do manejo agrícola tradicional ao convencional.
O projeto VIDA do SOLO nota que a agroecologia vem buscando princípios para uma resposta do entendimento de como funcionam a natureza e os sistemas naturais. Essa resposta posiciona diante da Ecologia uma ciência que oferece muitos conhecimentos, metodologias de entendimentos de como funciona a natureza, de como a natureza se manteve depois de tanto tempo e como se adapta às mudanças com o tempo também. Vem trazendo esses conceitos e conhecimentos à agricultura buscando sempre parceria com outras organizações para uma perspectiva de novos conhecimentos.
Para o projeto vida do solo, a agricultura moderna, num certo grau, perdeu sua base ecológica. O que se vê é que agroecologia está oferecendo à sociedade uma forma de reintroduzir as bases ecológicas. Assim, ela reflete a aplicação dos conceitos e princípios ecológicos no desenho e manejo de agroecossistemas sustentáveis. No tocante à agricultura sustentável, para o projeto vida do solo, esta seria uma agricultura que protege a base dos recursos naturais e permite uma economia viável e também propõe um aspecto social justo e aberto com todos que fazem parte do ambiente. Uma das principais críticas feitas à agroecologia é de que não seria possível produzir alimentos para todos se a produção for ecológica. Mas, para mim há duas formas de contestar essa crítica. Pode-se perguntar se a agricultura convencional está levando alimento à mesa das famílias e produzindo alimentos suficientes para todos. Há muita fome no mundo. Para se ter uma ideia a agroecologia é realidade. Segundo os conhecimentos que vêm sendo desenvolvidos, é possível produzir mais em menos áreas com o enfoque agroecológico do que pelo enfoque convencional, porque o convencional sempre vai pensar no mercado externo.
Legal !!!!!!!!
ResponderExcluir