quarta-feira, 15 de junho de 2016

ALTERNATIVA DE CONTROLE DE PULGÕES NAS HORTALIÇAS COM RECEITAS AGROECOLOGICA



Sei que muita gente esta se perguntando e gostaria de fazer a mesma pergunta. Como acabar com os pulgões que aparecem nas couves de minha horta?

Vou começar com método mais fácil e simples.
 Se for em uma área pequena, com poucas plantas, a forma mais eficaz para eliminar pulgões é a catação manual ou seja o controle mecânico. Basta uma escova de dente, passar essa escova que pode ser usada na parte inferior das folhas mais nova, local preferido desses insetos (praga), ou no local onde se encontra a maior concentração. Para garantir que os pulgões não voltem, escove para dentro de um recipiente e elimine depois com álcool, por exemplo.  
Atenção, se o número de plantas for maior, é possível utilizar alguns métodos naturais. Faça um preparado com um quilo de folhas de confrei triturado no liquidificador com água. Acrescente mais 10 litros de água e aplique periodicamente nas plantas.
Veja como preparar a receita caseira que combate essas pestes com um método orgânico e que você mesmo possa preparar. É natural e econômica!
Couve com Pulgão
Você vai precisar de:
100 g de cebolas 
02 litros de água
Modo de preparo:      
Corte as cebolas em quatro partes 
 Coloque em uma panela grande e cubra com a água;   
 Leve ao fogo brando e deixe cozinhar por trinta minutos;   
 Espere amornar, coe e guarde a mistura em um borrifador. 
 Forma de aplicação 
 Com a ajuda do borrifador, aplique com esse borrifador o preparado de cebola pelas plantas na horta, principalmente naquelas mais atingidas como nos refere aos pulgões. Repita essa aplicação a cada quinze dias para acabar definitivamente com os ácaros, pulgões, lagartas, mineiros das folhas, mosca branca e outros bichinhos que danificam a horta.                              
Outra alternativa, é deixar curtindo por 10 dias uma mistura de um quilo de cebola cortada com 10 litros de água. Em seguida, separe um litro do preparado e junte a mais três litros de água para pulverização.  
Outro método que estou testando é um produto conhecido por Ácido pirolenhoso ou extrato pirolenhoso (que é um produto produzido através da queima de madeira, que sai um liquido junto com essa fumaça aquecida (vapor)
Então, Diluir 5ml desse extrato pirolenhoso  (2 colheres de chá) por cada litro de água e colocar num pulverizador.   É indicado no combate das lagartas em geral,  nematóides, aquela podridão mole (erwinia), percevejos, trips, traça das crucíferas, gorgulho, ácaros ,moscas, pulgões, gafanhotos , brocas do tomateiro, broca do café, bicudo do algodoeiro, cigarrinha da cana e pastagem, mosca das frutas, cochonilhas etc...